terça-feira, 27 de abril de 2010

Limpar as unhas e pôr os cornos ao Diabo

.

Prometi para mim mesmo no último domingo: vou passar semanas sem falar no meu mano Paulinho Saturnino lá no blog, ando pegando demais no pé dele. Mas aí recebi ontem à tarde um e-mail da nossa mana Rachel – somos, os três, filhos do mesmo vizinho ciscador. Na mensagem, ela falava uma enormidade de três ou quatro palavras lindas sobre uma postagem minha, logo ela que é capaz de passar semanas, meses, anos sem falar nada, nadinha, nem mesmo sobre o Paulinho ou sobre outras coisas irrelevantes. Entrei em êxtase, levitando séculos pelo teto – até aproveitei para atarraxar direito a lâmpada da sala que vinha piscando desde a festa funk que o meu vizinho de cima deu no Ano Novo.
.

Quando aterrissei, me sentia leve, de bem comigo, de bem com a vida, de bem até com a morte – desde que não fosse a minha, é claro. Fui até a varanda, vi a tarde cair salpicando lilases sobre a lagoa, e me emocionei, feliz, muito feliz, tanto que gritei para um bando de gaivotas que ia passando: “Alô, amiguinhas, querem ir comigo lá no blog do Paulinho pescar alguma coisa para sacaneá-lo?”.

.
Elas toparam. Fomos e encontramos uma pequena postagem nova, novíssima do Paulinho, o que é raro: em geral ele posta textos longos, substanciosos, um a cada dia 29 de fevereiro. E este de ontem é absolutamente trivial e sem graça: pouco mais do que a mera citação do cardápio de um restaurante português que serve pratos como:

.

Biquinhos de amor,

Fodinhas Quentes,

Punhetas de bacalhau,

Tique-taques no Redondo,

Corninhos de Marcha Lenta,

Vanico de Ronca,

Cu de Galinha Recheado

.

e mais umas duas dúzias de iguarias menos convencionais, porém dessas que a gente encontra fácil em qualquer bordel de beira de estrada.

..

Fiquei tão contrariado com essa postagem do mano que decidi fazer um texto chumbo grosso sobre ele. Mas não é que, justo nesta hora, o espertinho entra aqui no blog e deixa um comentário altamente envaidecedor no mesmo post que a mana Rachel já havia elogiado?

.

Em vista disso, resolvi não falar nada sobre o Paulinho Saturnino hoje – e, em sua homenagem, publicar também uma lista, a qual me foi enviada, coincidentemente, por Rachel, há cerca de 25 anos, no penúltimo e-mail que dela recebi. É uma lista lusitana também, não tão apetitosa quanto a do mano, porém bem mais profunda, ungida pelo espírito cristão que agrega a la grega essa família composta por Rachel, Paulinho, eu e o vizinho – o funkeiro, não o ciscador. Ei-la (clique sobre ela para ampliá-la):

.

.

.
Leia o cardápio completo do restaurante português aqui.

.


8 comentários:

Teophanio Lambroso disse...

Peralá, sua anta. Você embaralhou as identificações na legenda!

Tuca Zamagna disse...

Tem razão, sua cavalgadura. A legenda certa é:
Da esquerda para a direita: Rachel e Paulinho, com Tuca atrás

Antonio Alves disse...

Hilário Tuca, tanto pelo cardápio quanto pela lista. E sua família é tão doida quanto você!!!

Thiago Thi disse...

Esse cardápio e essa lista de obras são verdadeiros mesmo? Difícil acreditar, ainda que sejam coisas de português. Mas engraçados são. Corninhos em marcha lenta me sugere um engarrafamento de anões traídos hehehe

Regina Lemos disse...

Duvidei dessa lista de pratos que você botou aí, Tuca. Fui lá no blog do Paulinho conferir, nele eu confio. E não é que é verdade mesmo? Ou será que o Paulinho, aquele senhor sério e digno, já foi contaminado pelo seu espírito galhofeiro?

Teophanio Lambroso disse...

Tudo doido, não sei qual é o pior, Antonio. Tem um lá que nunca sai de casa, e só dorme no quintal, com os pés acorrentados numa caramboleira.

Sei lá, Thiago, eu não ponho a mão no fogo pelo Tuca. Na dúvida, é melhor fingir que acredita, pra não despertar a mania assassina do maluco.

Santa criatura você, Regina. Aquele sátiro de Beagá, nos tempos que era bonzinho se fantasiava de orca, a baleia assassina, para aterrorizar as criancinhas que freqüentavam a Lagoa da Pampulha.

Mendonça disse...

Excelente postagem, Tuca. Muito engraçados o seu texto e as dusa listas. Os arquivos da Torre do Tombo tem, entre muitas outras preciosidade hostóricas, peças bizarras como essa fatura de obras.

Denise Albuquerque disse...

Pode tratar de ir arranjando mais listas portuguesas para publicar, Tuca. Meu astral agradece.